Blogroll

sábado, 18 de agosto de 2012

Visão geral de gráficos comutáveis ou duas GPUs

Benefícios do uso de gráficos comutáveis

 

Os portáteis com gráficos comutáveis oferecem os seguintes benefícios de computação móvel:



  • O portátil economiza energia, para alcançar vida útil mais longa da bateria, ao trabalhar com aplicativos menos exigentes.



  • Ao utilizar aplicativos com intensidade de gráficos, como jogos, o processador gráfico dedicado favorece o alto desempenho.
Um portátil com o recurso de gráficos comutáveis sempre tem dois chipsets de adaptadores gráficos - um chipset de baixo consumo, integrado, e um de alto desempenho, discreto. Embora os chipsets de seu notebook variem de acordo com o modelo, os de baixo consumo podem ser fabricados pela Intel ou AMD. Para gráficos de alto desempenho, a maioria dos portáteis usa o ATI Mobility Radeon, ou AMD.

Como faço para saber se tenho gráficos comutáveis?
Utilize um dos seguintes métodos para determinar se você possui gráficos comutáveis em seu portátil.
Menu de propriedades da área de trabalho
Para verificar se seu portátil oferece suporte a gráficos comutáveis, clique com o botão direito no plano de fundo da área de trabalho. Se alguma das opções abaixo estiverem disponíveis, significa que o portátil suporta gráficos comutáveis.
Configurar gráficos comutáveisConfigurar AMD PowerXpress (TM)


Adaptadores de vídeo em Gerenciador de dispositivos
Para verificar se o seu portátil suporta gráficos comutáveis, use o Gerenciador de dispositivos:
  1. Clique em Iniciar , digite dispositivo no campo de pesquisa e selecione Gerenciador de Dispositivos na lista de resultados.
  2. Expanda a categoria Adaptadores de vídeo .

Uma lista com dois adaptadores de vídeo significa que o seu portátil tem suporte a gráficos comutáveis. Caso veja somente uma entrada de adaptador de vídeo, o portátil não suporta gráficos comutáveis, ou não tem os drivers instalados

Dependendo do modelo de portátil com gráficos comutáveis irão funcionar em um de dois modos, o Modo Fixo ou o Modo Dinâmico.

Tipos de gráficos comutáveis utilizados em notebooks HP

Dependendo do modelo, os portáteis com gráficos comutáveis irão funcionar em um de dois modos, o Modo Fixo ou o Modo Dinâmico . Modelos antigos  suportavam o Modo Fixo, com os modelos mais recentes suportam o Modo Dinâmico. Usar drivers do Modo Fixo em um portátil que suporta o Modo Dinâmico não irá funcionar. Usar drivers do Modo Dinâmico em um portátil que suporta gráficos comutáveis no Modo Fixo não irá funcionar.
Os gráficos comutáveis de Modo Dinâmico foram lançados porque preservam ao máximo a vida útil da bateria, além disso podem ser configurados com base em suas preferências. O Modo Dinâmico permite que o portátil utilize processadores gráficos discretos e integrados, sem reiniciar ou redefinir o vídeo. Os gráficos de Modo Fixo exigem que os usuários alterem o estado de energia do computador, para habilitar o processador de energia inferior ou superior.
Usar gráficos comutáveis no Modo Dinâmico
Um portátil com gráficos comutáveis no Modo Dinâmico irá usar o chipset gráfico integrado ou de baixo consumo para a maioria dos aplicativos, por padrão. O portátil mudará automaticamente para o chipset de alto desempenho quando o aplicativo exigir mais desempenho. Os usuários podem configurar que aplicativos requerem o chipset de alto desempenho, seleccionando o aplicativo no ATI Catalyst Control Center. Quando um aplicativo é configurado pelo usuário para usar o chipset de alto desempenho, o notebook irá alternar as soluções gráficas quando o aplicativo for iniciado ou fechado.

Alterar as configurações de gráficos comutáveis no Modo Dinâmico

Você pode alterar as configurações-padrão de gráficos comutáveis no software ATI Catalyst Control Center instalado no seu portátil. 
Se você quiser maximizar a eficiência energética do portátil ou se normalmente usa programas que têm poucos requisitos gráficos (como um processador de texto ou programas de planilhas electrónicas), não precisará fazer alterações nas configurações no ATI Catalyst Control Center. O portátil irá usar o chipset de economia de energia por padrão, para todos os aplicativos. Você ainda pode executar programas de alto desempenho, como vídeos e jogos, nesse modo, mas perceberá taxas de quadros menores, quadros faltando, e animações e transições cortadas.
Se você usar aplicativos que tenham requisitos gráficos mais intensos (como jogos em 3D), poderá tentar usar o chipset de alto desempenho para esses aplicativos. Isso permite que vídeos, jogos e outros softwares com uso intensivo de gráficos sejam executados nas configurações ideais.
ADVERTÊNCIA:Usar o chipset gráfico de alto desempenho com alimentação de bateria irá diminuir a duração da bateria. O chipset de alto desempenho gera uma grande quantidade de calor, ao se executarem programas com uso intenso de gráficos. Você também poderá perceber maior atividade das ventoinhas do portátil.
Figura 1: Janela do ATI Catalyst Control Center

Para alterar as configurações de gráficos comutáveis no ATI Catalyst Control Center:
  1. Clique em Iniciar , digite CCC no campo de pesquisa e selecione CCC - Advanced na lista de resultados.
  2. Selecione Switchable Graphics (gráficos comutáveis), no Catalyst Control Center.
  3. Selecione um dos Recent Application (aplicativos recentes) e clique no botão verde ou no vermelho, para alterar a solução gráfica padrão de economia de energia para alto desempenho.
    Ou clique em Browse (procurar), para localizar o arquivo executável do aplicativo que você precisa configurar.
  4. Clique em Apply (aplicar) para salvar as novas configurações.
As alterações especificadas serão aplicadas imediatamente.
Gráficos comutáveis dinâmicos: Os aplicativos OpenGL não podem ser configurados para utilizar a GPU dedicada
Ao configurar os gráficos comutáveis dinâmicos no Catalyst Control Center, alguns portátil podem não permitir que nenhum aplicativo OpenGL seja associado à GPU discreta (dGPU) ou à de alto desempenho. Os aplicativos OpenGL funcionarão usando a GPU integrada (iGPU) ou de economia de energia, porém os níveis de desempenho podem ser inferiores ao esperado. A HP lançou um BIOS atualizado e o driver de vídeo AMD para ativar a funcionalidade do gráfico comutável no modo fixo de determinados modelos de notebook originalmente configurados com gráficos comutáveis dinâmicos.

Usar gráficos comutáveis no Modo Fixo

Um portátil com gráficos comutáveis no Modo Fixo tem estas configurações-padrão:





  • Adaptador ac conectado - O portátil usa o chipset ATI de alto desempenho para lidar mais facilmente com atividades de uso intenso de gráficos, como assistir a um filme em HD ou rodar os jogos 3D mais recentes. O chipset Intel de baixo consumo é usado somente para as janelas e animações do sistema operativo.





  • Adaptador ac desconectado - O portátil usa o chipset de baixo consumo para mostrar todos os gráficos, vídeos e animações. Isso prolonga a duração da bateria, e o notebook gera menos calor. O chipset ATI de alto desempenho é completamente desligado.

Alterar as configurações de gráficos comutáveis no Modo Fixo

Você pode alterar as configurações-padrão de gráficos comutáveis no software ATI Catalyst Control Center instalado no seu portátil. (Se você não tiver esse software ou se o tiver desinstalado, consulte a página do fabricante.
Se você quiser maximizar a eficiência energética do portátil ou se normalmente usa programas que têm poucos requisitos gráficos (como um processador de texto ou programas de escritório), você pode tentar usar apenas o chipset de baixo consumo. Você ainda pode executar programas de alto desempenho, como vídeos e jogos, nesse modo, mas perceberá taxas de quadros menores, quadros faltando, além de animações e transições cortadas.
Se você tiver programas com requisitos gráficos mais intensos (como jogos 3D) e mantiver o portátil na tomada, na maior parte do tempo, você pode tentar usar apenas o chipset de alto desempenho. Isso permite que vídeos, jogos e outros softwares com uso intensivo de gráficos sejam executados nas configurações ideais.
ADVERTÊNCIA:Usar o chipset gráfico de alto desempenho com alimentação de bateria irá diminuir a duração da bateria. O chipset de alto desempenho gera uma grande quantidade de calor, ao se executarem programas com uso intenso de gráficos. Você também poderá perceber maior actividade das ventoinhas do portátil.
Para alterar as configurações de gráficos comutáveis no ATI Catalyst Control Center:
  1. Clique em Iniciar , digite CCC no campo de pesquisa e seleccione CCC - Advanced na lista de resultados.
  2. No ATI Catalyst Control Center , clique no menu Graphics (gráficos) e seleccione Switchable Graphics (gráficos comutáveis).
  3. Na janela Switchable Graphics (gráficos comutáveis), seleccione Selectable Graphics Setting (configuração de gráficos seleccionável):



    • Para seleccionar um processador gráfico específico, desmarque Automatically select power-saving GPU when on battery (seleccionar automaticamente a GPU de economia de energia quando funcionando com bateria) e seleccione High Performance GPU (GPU de alto desempenho) ou Power-saving GPU (GPU de economia de energia).



    • Para permitir que o computador alterne entre os processadores gráficos conforme o necessário, marque a opção Automatically select power-saving GPU when on battery (seleccionar automaticamente a GPU de economia de energia quando funcionando com bateria). As configurações seleccionáveis de GPU estarão disponíveis.
  4. Clique em OK para salvar as novas configurações e feche a caixa de diálogo.

2 comentários:

qual é a versão do Catalyst Control Center que foi utilizado nessas imagens?

Enviar um comentário